sábado, 12 de setembro de 2015

História da faca Bowie

A faca Bowie designa, de modo genérico norte-americano, facas de defesa e caça, rústicas e de grandes proporções (geralmente lâminas longas - acima de 25 cm - e largas, tipo clip point), com cabo não cilíndrico, empregada nas fronteiras dos EUA desde meados do século XVIII 




 O nome que as eternizou surge muito depois da popularização do seu uso, com um duelo ocorrido em 19 de setembro de 1827, na Praia de Vidália (Rio Mississípi), perto da cidade de Natchez, Estado da Luisiana. Neste episódio (em Inglês o chamado Sandbar Fight), o principal protagonista, Jim Bowie, comerciante e aventureiro de grande prestígio social na época, durante uma luta renhida com vários contendores, mesmo atingido por diversos disparos de pistola logra matar com um golpe de sua grande faca o major Norris Wright, seu desafeto, após este lhe desferir um golpe de bengala-estoque no peito, sobrevivendo a esta luta para morrer anos mais tarde na épica Batalha do Alamo, em 1836, no México



Este e outros episódios protagonizados por estas facas, narrados pelos pioneiros e colonizadores do oeste norte-americano associaram definitivamente estas facas à conquista do Velho Oeste, ligando-as indelevelmente à cultura estadunidense, difundida posteriormente a nível mundial.
O período áureo do uso destas facas nos EUA foi do início do século XIX até pouco depois da Guerra Civil Americana (1861-1865). Este tipo de faca, inicialmente produzida de forma artesanal e com acabamento rústico, sofre durante estes anos, modificações em seu desenho e, especialmente em seu acabamento e fabricação, que foram sendo refinados, fazendo surgir diversas variantes. Com a fama passou a ser fabricada em outros países, encontrando-se em produção até hoje.



Estes são três dos modelos que gosto de criar

 Esta com empunhadura Full Tang
e perfil da lamina Parcial Flat
 ideal para trabalhos pesados, e defesa pessoal





 Esta com empunhadura Hidden Tang
e perfil da lamina Full Flat
ideal para caça

Para conhecer outras Bowies que produzi clique no link  http://facasartesanaisjc.blogspot.com.br/search/label/Bowies

2 comentários:

Vlamir Bueno disse...

Se me permite complementar a história das "Bowies", a criação desse modelo de faca é de Rezin Bowie, Agricultor, especulador de terras, contrabandista de escravos, inventor e aventureiro, irmão de James (Jim) Bowie. Idealizou uma faca com uma lâmina de 9.1/4" de comprimento e 1.1/2" de largura, e o que a fez diferente das demais facas da época, a colocação de uma "guarda". A ideia veio após tentar esfolar um coelho que havia caçado com sua faca modelo "mediterrânea", e sua mão, suja de sangue, escorregar da empunhadura para a lâmina após bater em um osso, e causar cortes nos dedos.

João Cícero-JC disse...

Obrigado Vlamir pelo complemento esta parte da história não conhecia, valeu abraços